11 de março de 2011

Tsunami afeta Toyota, Honda e Nissan

O terremoto de magnitude 8,9 e o tsunami que atingiu o nordeste do Japão na madrugada desta sexta-feira,11, causaram danos às instalações das fabricantes de veículos japonesas Toyota, Honda e Nissan.

De acordo com a agência de notícias Automotive News, a paralisação pode afetar as exportações de carros para os Estados Unidos, como Toyota Yaris, Scion XB e Scion XD, Honda Fit, sedã Accord e o SUV CR-V.


Em comunicado, a Toyota diz que a produção chegou a ser suspensa em quatro unidades, mas que as plantas já retomaram as atividades normalmente. A empresa afirma que neste momento está avaliando a situação de seus fornecedores, revendedores e o impacto comercial.


A Automotive News afirma ainda que a Honda fechou duas fábricas imediatamente após o tremor. A unidade de Sayama, que fabrica o Fit, Accord e o CR-V para os EUA, registrou incêndios e uma pessoa morreu, segundo o porta-voz da empresa Keitaro Yamamoto.


Já a Nissan teve prejuízos na planta de Tochigi que produz o GT-R e alguns modelos da Infiniti, a divisão de luxo da marca. A empresa também evacuou trabalhadores de seu centro de tecnologia no sul de Tóquio por causa do corte de abastecimento de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário