24 de fevereiro de 2011

Febre Amarela !.

Nome Popular: Febre Amarela


Nome Científico: Não encontrei :S


Incubação: O período de incubação (tempo entre a infecção e a doença) é geralmente de 3 a 6 dias.


Prevenção: A febre amarela pode ser prevenida através da vacinação. Viajantes também devem tomar precauções contra a picada de mosquitos em áreas com transmissão da febre amarela.
Antes de visitar áreas onde ocorre febre amarela, os visitantes devem ser vacinados. As pessoas que recebem a vacina contra febre amarela devem obter o Certificado Internacional de Vacinação, o qual é requisito para viajar a certos países.
Ao visitar áreas tropicais com incidência de febre amarela procure evitar picadas de mosquitos.
Quando estiver ao ar livre procure:
* Vestir camisas de manga comprida e calça comprida. Para proteção extra, trate as roupas com o inseticida permetrina.
* Usar repelentes contra insetos nas áreas de pele exposta.
Quando estiver dentro de abrigo:
* Fique o máximo possível em áreas bem protegidas contra entrada de mosquitos.
* Coloque sprays inseticidas nas áreas de convivência e de dormir.

Transmissão: Causada por um Arbovírus do Gênero Flavivírus. Sua incidência se restringe à América Central, América do Sul e África.
A transmissão se dá por meio da picada de mosquitos previamente contaminados, ao sugarem o sangue de um indivíduo acometido. Nas cidades, o responsável é o Aedes aegypti; e em ambientes de mata, os dos Gêneros Haemagogus e Sabethes. O período de incubação, ou seja, o tempo entre a picada e a manifestação de sintomas, é de aproximadamente três dias.

Sintomas: Em algumas pessoas não há manifestação de sintomas; ao passo que em outras, o quadro se apresenta bastante sério. Febre, náuseas, dor de cabeça e nos músculos aparecem associados ao amarelamento da pele e dos olhos do paciente. Hemorragias, tanto internas quanto externas, podem também se manifestar.
Seus sintomas duram, em média, dez dias. Nesses casos mais graves, além do quadro descrito, há o comprometimento dos rins, o que pode provocar problemas cardíacos, pulmonares e hepáticos; e morte em 50% dos casos.

Tratamento: Não existe tratamento específico para a febre amarela e, dessa forma, os procedimentos médicos focam no controle de sintomas e prevenção de complicações. Repouso, ingestão abundante de água, boa alimentação e, no caso de hemorragias, reposição sanguínea, são importantes medidas. Após a cura, não há riscos de reinfecção.
A melhor forma de se evitar a febre amarela é por meio da vacinação, disponível gratuitamente em postos de saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em portos e aeroportos. Ela é recomendada a indivíduos com nove meses de idade ou mais e deve ser reforçada de dez em dez anos. 

O controle do mosquito Aedes aegypti é outra medida eficaz, tendo a vantagem de também prevenir a dengue. Para pessoas cuja imunização por meio da vacina não é recomendada (gestantes, imunocomprometidos, etc.), o uso de bons repelentes, camisas de manga comprida, calça, meias e luvas – ao visitar áreas suscetíveis – é uma boa medida de prevenção.

IMPORTANTE: Assim como na dengue, o uso de aspirina ou outros fármacos contendo acetilsalicílico é contraindicado.

Não há tratamento específico para a febre amarela. Trata-se a febre amarela com descanso, fluidos, ibuprofeno, naproxeno, acetaminofeno, os quais podem aliviar os sintomas de febre e dores. Deve-se evitar aspirina. Pessoas infectadas devem se proteger exposição a mosquitos para não contribuir com o ciclo de transmissão.

4 comentários: