13 de junho de 2011

Mais 15 curiosidades sobre Harry Potter

Os filmes de Harry Potter são a franquia cinematográfica de maior lucro da história do cinema, deixando para trás séries consagradas como O Senhor dos Anéis, Star Wars, Indiana Jones e outras.

Uma das exigências da autora J. K. Rowling foi que o elenco de Harry Potter no cinema fosse britânico. Por isso, de todos os atores que participam da franquia nas telonas, apenas três não nasceram no Grã-Bretanha.

O ator Daniel Radcliffe (ou Daniel Jacob Radcliffe, seu nome verdadeiro) era quase desconhecido quando foi convidado para interpretar Harry Potter nos cinemas. Antes de Harry Potter e a Pedra Filosofial, o único filme de grande repercussão em que ele participou foi David Copperfield.

Uma curiosidade muito interessante: antes de Daniel Radcliffe ser escolhido para o papel de Harry, foram testadas nada mais, nada menos do que 60 mil crianças.

Steven Spielberg, Alan Parker e Terry Gilliam (a primeira escolha de J. K. Rowling) foram alguns dos diretores cotados para dirigir o primeiro filme do bruxinho. Se tivesse dirigido Harry Potter e a Pedra Filosofial, Steven Spielberg teria escolhido Halen Joel Osment para interpretar Harry.

Harry Potter e as Relíquias da Morte, último filme da série, será exibido em duas partes – a primeira em 2010 e a segunda, em 2011.

A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi fundada por volta do ano 1.000 d. C.. Ela possui 280 alunos, 70 em cada casa e cinco em cada dormitório.

As casas de Hogwarts são Slytherin, Ravenclaw, Hufflepuff e Gryffindor. Elas receberam esses nomes em homenagem a seus fundadores: Salazar Slytherin, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Godric Gryffindor.

As casas de Hogwarts receberam os seguintes nomes no Brasil: Slytherin (Sonserina), Ravenclaw (Corvinal), Hufflepuff (Lufa-Lufa) e Gryffindor (Grifinória).

Entre as matérias dos alunos de Hogwarts estão Astronomia, Quadribol, Trato de Criaturas Mágicas, Herbologia, Poções, Defesa Contra as Artes das Trevas e, claro, Feitiços.

Os melhores amigos de Harry Potter são os bruxinhos Hermione Granger e Ron Weasley.

As criaturas mágicas que aparecem na série são: Hipogrifo, Basilisco, Acromântulas, Trestálios, Cão Gigante de Três Cabeças, Grindylow, Dementadores, Sereianos, Pelúcios, Fênix e Bichos-papões.

O Cão Gigante de Três Cabeças foi inspirado em Cérbero, um cão mitológico grego que guardava a entrada do Hades, o reino dos mortos. Outras criaturas mitológicas gregas inspiraram a autora de Harry Potter, como a Fênix, o centauro, o unicórnio e as sereias.

O feitiço avada kedavra, usado por Lord Voldemort para matar os pais de Harry, é o mais letal da série. A verdade é que ela vem do aramaico abhadda Kedrabra (que originou outra expressão bastante conhecida: abracadabra) e significa “desapareça deste mundo”. A expressão abhadda Kedrabra era usada por feiticeiros apenas na cura de doenças.

A mandrágora, planta que aparece na série, era usada em porções analgésicas e calmantes. As pessoas realmente acreditavam que ela berrava ao ser arrancada do solo e que seu grito era capaz de matar qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário